Minha lista de blogs

domingo

O LÚDICO NOS JOGOS


Vemos a importância do lúdico no desenvolvimento do ser humano. Basicamente, se argumenta que o lúdico auxilia no desenvolvimento porque provoca mudanças substanciais nas relações interpessoais, que, por sua vez podem mudar relações intrapessoais. 
De acordo com Negrine o comportamento lúdico não é herdado e sim adquirido através de aprendizagem. Essa aprendizagem, segundo o autor, não acontece só na escola, mas em todos os ambientes que possam gerar mediações pedagógicas. Assim, segundo  Negrine “a atividade lúdica serve de mediação entre o mundo relacional e o mundo simbólico, mundos nos quais se inserem todo o comportamento humano. (2001, p.28-29)
Para Olivier quando falamos em lúdico temos que entendê-lo como alegria, espontaneidade. Para isso devemos repensar os parâmetros da racionalidade para uma idéia diferente, o da “lógica do ser feliz agora, de construir o futuro (e não o de preparar-se para o dia em que ele despencará em nossas cabeças), do resolver o velho e construir o novo...” (1999, p.21)
De acordo com Marcellino, em referência à busca do lúdico na sociedade atual
diz que “reencontrar o lúdico, entender seu valor revolucionário, torna-se imperativo se
se deseja preservar os valores humanos do homem” (1999, p.31)
O lúdico deve estar presente sempre em qualquer atividade trabalhada na E.F. seja qual for o conteúdo usado, no caso dos jogos cooperativos fica evidente a sua participação

2 comentários:

  1. Interessante trabalhar a ludicidade em nossas escolas, pela grande dificuldade de estabelecer em nossos alunos uma nova concepção de como trabalhar o corpo, sem ser com um carater competitivo. Muito bom o blog de voçês. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Temos sempre que lembrar do lúdico seja qual for o conteúdo nas escolas

    ResponderExcluir